terça-feira, 4 de setembro de 2012

Poupar.... Na farmácia!

Vou iniciar assim uma  nova rubrica neste blogue, e nada melhor do que a minha área para começar:




  • Adira ao Cartão das Farmácias Portuguesas, a grande maioria das farmácias é aderente a este sistema, e este cartão permite acumular pontos para serem trocados por produtos presentes num catálogo semestral. Este cartão apenas é vantajoso para quem compra produtos de cosmética, ou leites e papas para bebé e medicamentos não sujeitos a receita médica, dado que para quem apenas vai à farmácia para levantar receitas ou comprar a pílula por exemplo, o cartão apenas dá um ponto, e antes que acumule pontos suficientes para troca, já estes caducaram. Para quem consegue acumular pontos, há sempre produtos úteis no catálogo, tais como pastas de dentes, escovas, colutórios, champôs, geis de banho, e sabe sempre bem poder levar um produto assim sem pagar nada :)

  • Opte por medicamentos genéricos sempre que possível. Não tenha receio de os tomar, eles foram testados tal como os "originais", e se não funcionassem, não estavam no mercado. Acreditem que o Infarmed é bem exigente com todo o processo de fabrico de medicamentos! Para quem questiona sobre a diferença de preço, associando um preço baixo a uma eficácia baixa, deixem-me explicar: os "originais" são mais caros porque o laboratório que os descobriu teve que investir MILHARES de MILHÕES de euros, já que teve de pagar toda a pesquisa, testes e processo de fabrico do medicamento. O laboratório que descobre o medicamento patenteia-o e durante 20 anos ninguém pode fabricar esse medicamento. Após este tempo, qualquer laboratório pode pegar na "receita" e fabricar também. Claro que este laboratório vai ter custos muito inferiores no fabrico, pois apenas tem  de provar que o seu medicamento tem a mesma eficácia que o "original", logo o preço cai a pique. Para saber mais clique aqui. 

  • Se há um produto que usa habitualmente em promoção, aproveite!! As promoções em cosmética e produtos de puericultura não são assim tão frequentes, portanto há que aproveitar. Estas promoções podem ser embalagens especiais com + X% de produto, ou packs de dois, ou até descontos imediatos sobre o preço habitual. Verifique o prazo de validade e se usa o produto com a frequência suficiente para gastar o produto dentro desse prazo. 

  • Por vezes, há marcas de cosmética e até de leites para bebés que fazem cartões de fidelidade. Estes cartões costumam oferecer um produto após X compras de produtos da marca. Isto compensa para quem usa habitualmente produtos de determinadas linhas. Por exemplo, a Mustela, a Uriage, a Avene e até a Nestle com os produtos Nan e Nidina costumam ter estes cartões. Regra geral, este tipo de cartões, ou está junto ao produto ou há um cartaz a anunciar, devendo o utente proceder ao pedido do mesmo no balcão. 

1 comentário: